domingo, 5 de dezembro de 2010

A CRIAÇÃO

 

A CRIAÇÃO

 

PARTE I


Hebreus 11:3
“Pela Fé Entendemos Que Foi O Universo Formado Pela Palavra De Deus”

          Um ponto inicial necessário para qualquer consideração sobre a Criação (Doutrina Bíblica) , Hebreus 11:3 mostra-nos que a doutrina Bíblica da criação se baseia na revelação divina e só pode ser compreendida do ponto de vista da fé. Isso é o que distingue de forma acentuada o tratamento bíblico do tratamento questão. A obra da criação , não menos do que o mistério da redenção, está oculta dos homens , e só pode ser percebida pela fé.
         
As palavras de Hebreus 11:3 : “o visível veio a existir das cousas que não aparecem”, consideradas juntamente com Gn 1:1: “No principio criou Deus os céus e a terra”, indicam que os mundos não foram formados de qualquer material pré-existente, mas antes foram formados do nada , pela palavra divina, no sentido que antes do fiat criativo divino, não havia qualquer outra espécie de existência. Essa creatilo ex nihilo tem importantes implicações teológicas  , pois entre outras coisas elimina a idéia que a matéria é eterna (Gn 1:1 indica que a matéria teve começo) ou que pode haver qualquer espécie de dualismo no universo, no qual outra espécie de existência ou poder se mantém contrária a Deus e está fora de Seu controle. Semelhantemente , indica que Deus é distinto de Sua criação, e,  contrariamente ao que é afirmado pelo panteísmo, não é uma existência fenomenal ou externa do Absoluto.
         
Ao mesmo tempo, no entanto, torna-se claro que a idéia de criação primária, contida na fórmula creatio ex nihilo, não exaure o ensino bíblico sobre o assunto. O homem não foi criado ex nihilo, mas antes, do pó da terra (Gn 2:7), e os animais do campo e as aves dos ares foram formadas da terra (02h19min). Isso tem sido chamado de criação que lança mão de materiais anteriormente criados, e juntamente com a criação primária faz parte do testemunho bíblico.
         

Nenhum comentário:

Postar um comentário